Durante a sua estadia na Quinta do Casaldronho, aproveite para explorar a região envolvente. Muito próximo, poderá visitar o icónico Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, o Museu do Douro ou as deslumbrantes paisagens do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO.
Com excelente localização, a Quinta de Casaldronho está a apenas a 15 minutos de Peso da Régua e a 30 minutos de Vila Real, tornando-a na base perfeita para descobrir o Douro.
Sede do concelho onde se situa a Quinta de Casaldronho, Lamego é uma cidade repleta de história e beleza natural. O seu principal ponto de interesse, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, é famoso pela magnífica escadaria barroca e pelas vistas panorâmicas sobre a cidade.
Mas há muito mais a descobrir nesta cidade, sede da única Diocese que não corresponde a um distrito: a Sé Catedral de Lamego, uma das mais antigas de Portugal (século XII), o Castelo de Lamego (século XIII), com vista deslumbrante sobre o vale, e o Museu de Lamego, inserido nos Museus e Monumentos de Portugal, com coleções de pinturas de Grão Vasco, tapeçarias flamengas, arte sacra e azulejos. A região é também conhecida pelas paisagens panorâmicas sobre o Rio Douro.
A cidade pode e dever ser visitada em qualquer época do ano, mas em agosto e setembro, as ruas enchem-se de cor, alegria e emoção com as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, "A Romaria de Portugal", considerada uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular.
Na gastronomia, Lamego destaca-se pelo fumeiro, petiscos de presunto, enchidos de porco, bôlas, coelho bravo e cabrito assado. Na doçaria tradicional, destaque para o biscoito da Teixeira e pelos Lamegos, um pastel com amêndoa crocante da região. Para acompanhar, desfrute dos vinhos do Porto e do Douro produzidos nas várias quintas do concelho.
Jean François Bonachera, Licença Creative Commons
Do outro lado da margem do Douro, Peso da Régua ergue-se do rio às encostas. A cidade teve um papel determinante na produção e na comercialização do Vinho do Porto, pois era a partir daqui que as pipas de vinho eram transportadas em barcos rabelos até às caves de Vila Nova de Gaia. Foi também em Peso da Régua que foi instituída a primeira região demarcada de produção vitivinícola a nível mundial.
Para os visitantes que pretendam saber mais sobre esta região, o Museu do Douro, situado na cidade, é uma paragem obrigatória para quem quer compreender a história do Douro e do vinho do Porto. Mas há mais a visitar em Peso da Régua: o Miradouro de São Leonardo de Galafura, que oferece visitas espetaculares sobre o rio Douro, o Centro Cultural do Peso da Régua, espaço que acolhe várias exposições e eventos, e, ainda, o cais, já que a cidade é o ponto de partida ideal para passeios de barco pelo rio.
Na gastronomia, Peso da Régua é famosa pela sopa de cebola ou de troncha com feijão vermelho, o cabrito assado e a posta mirandesa. A acompanhar, os vinhos da região são indispensáveis. Para adoçar a boca, não deixe de provar os Rebuçados da Régua, vendidos pelas tradicionais rebuçadeiras da cidade.
Vítor Oliveira, Licença Creative Commons
A região do Alto Douro Vinhateiro é uma das paisagens mais icónicas de Portugal, com os seus socalcos esculpidos nas encostas íngremes que descem até ao rio Douro. Classificada Património Mundial da UNESCO, esta região combina, de forma única, a beleza natural com a tradição vitivinícola, onde são produzidos os famosos vinhos do Douro e do Porto.
Uma das melhores formas de explorar o Alto Douro Vinhateiro é através da Estrada Nacional 222 (N222), considerada uma das mais belas estradas do mundo. Serpenteando entre vinhas e vales, a N222 liga Vila Nova de Gaia a Almendra, em Vila Nova de Foz Coa. O troço entre Peso da Régua e a vila do Pinhão foi considerado perfeito para conduzir ao longo dos seus 27 quilómetros com um total de 93 curvas.
A estrada, emoldurada por oliveiras e vinhas, é um verdadeiro espetáculo visual, especialmente ao pôr-do-sol, quando os tons dourados iluminam os socalcos. Para os amantes da natureza, o Douro também oferece trilhos de caminhadas e passeios de barco pelo rio, proporcionando uma experiência única da região.
Além das paisagens e dos vinhos, o Alto Douro Vinhateiro é um convite a explorar pequenas aldeias tradicionais e conhecer de perto a cultura local. A Rota do Vinho do Porto e Douro oferece a oportunidade de visitar as quintas, participar em provas de vinho e vivenciar a colheita das uvas durante a época das vindimas.
Nuno Borges, Licença Creative Commons
A excelente localização da Quinta de Casaldronho permite explorar toda a região do Douro. De comboio ou automóvel não deixe de descobrir os encantos deste valioso território.
Arian Zwegers, Licença Creative Commons
Vítor Oliveira, Licença Creative Commons
Museu do Coa
Melhor preço garantido
Check-in e check-out flexíveis
Reservar através do website da Quinta de Casaldronho só tem vantagens.
Oferta de boas-vindas
Política de cancelamento flexível
Porquê reservar connosco?
Reservar através do website da Quinta de Casaldronho só tem vantagens.
Melhor preço garantido
Check-in e check-out flexíveis
Oferta de boas-vindas
Política de cancelamento flexível